Dando continuidade aos trabalhos da X Conferência Municipal de Saúde, trabalhadores, gestores e usuários do SUS municipal se reuniram no sábado (4/12), na Faculdade UNA, para discussão e votação das 229 propostas construídas nas oito pré-conferências distritais.
No segundo e último dia da conferência participaram das discussões 192 delegados, que elegeram as 20 propostas prioritárias que irão conduzir o Plano Municipal de Saúde pelos próximos quatro anos.
De acordo com a segunda secretária da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde e representante dos gestores, Lenira Maia, a participação popular na conferência e no conselho são essenciais para o exercício da democracia e fazem parte da política de saúde do SUS. “Agora é o momento de discutir e ouvir os trabalhadores, usuários e gestores. As ideias e as diretrizes que saírem daqui vão nortear os nossos desafios durante a pandemia e pós pandemia”.
Segundo o secretário de Saúde, Fabrício Simões, é preciso repensar as ações que ficaram de lado por conta da Covid-19 e reestruturar o SUS para o pós pandemia. “As propostas que foram discutidas aqui hoje são bastante interessantes, incluem a valorização do trabalhador, o fortalecimento da vigilância em saúde e das Unidades Básicas de Saúde - UBS. Mas, temos também muitos desafios, por exemplo, a manutenção do financiamento do SUS. No entanto, a nossa expectativa é boa. Vamos abraçar todas as propostas possíveis de executar”, disse.
A técnica de Enfermagem e representante dos usuários, Antônia da Silva, disse que achou as discussões bem produtivas. “Considero muito importante esse debate porque podemos colocar várias questões. O SUS precisa investir mais na qualificação e no cuidado com a saúde mental dos profissionais. O estresse e a pressão do dia a dia afetam a qualidade do atendimento ao usuário”, disse.
O enfermeiro da Família e representante dos trabalhadores, Marco Antônio de Oliveira, ressaltou que as discussões foram muito ricas. “Este momento de discussão é muito importante para ajudar a melhorar o SUS. Eu sempre participo e acho que devemos incentivar os mais jovens a se engajarem também. O SUS é um bem público que temos que lutar muito para sua manutenção”.
Conferência
O tema da Conferência deste ano foi “SUS Contagem: desafios pós pandemia” - organizada em três eixos: eixo I – O papel da Vigilância em Saúde; eixo II – A organização da Atenção Primária e das Redes de Atenção; eixo III – Financiamento da Rede SUS Contagem.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS: